Bel é uma mulher negra quilombola, professora e Pedagoga, conta que sua trajetória foi inspirada em sua avó, mãe e tias pois para elas a educação é algo de extrema importância, na infância sempre gostou de estudar e seu sonho era ser Historiadora, é formada no magistério e em Pedagogia, tem especializações em psicopedagogia e educação especial, dedica seus estudos e trabalho a causa anti racista.
Trabalhou por sete anos sendo professora das séries iniciais e após isso surgiu a oportunidade de ser pedagoga da escola quilombola, durante sua trajetória na escola fez diversas pesquisas em relações étnicos raciais e trabalhou na construção das diretrizes para educação quilombola, foi a partir desse momento que sua militância pela educação iniciou.
Enquanto mulher e professora sente que seu objetivo é fazer a diferença na educação proporcionando oportunidades para todas as minorias. atuou como professora universitária no colegiado de pedagogia e Seu Mestrado foi voltado para as mulheres de sua comunidade, mostrando como se dá a formação identitária das mulheres quilombolas, atualmente faz doutorado na UFPR.
Atualmente não está trabalhando em nenhuma instituição educacional, porém faz parte da Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola,(CONAQ) instituída pelo MEC no ano de 2023 e do Coletivo de Educação da CONAQ.
Bel não ajuda somente no âmbito educacional, sua autenticidade inspira muitas crianças, adolescentes e mulheres.